Akira de Katsuhiro Otomo

Akira

Akira

Voltando a falar um pouco sobre mangá, não poderia deixar de colocar neste blog uma preciosidade que guardo até hoje comigo: o mangá original de Akira por Katsuhiro Otomo.

No final dos anos 1980 já tinha ouvido falar sobre Akira mas quando viajei ao Japão em 1995, passeando por uma livraria japonesa me deparo com a primeira edição do encadernado de Akira lançado pela Kodansha. Um exemplar único com 366 páginas em capa especial colorida, com 8 páginas iniciais coloridas em papel especial e todo o restante do mangá em preto e branco, conforme publicado originalmente na revista Young Magazine entre 1982 e 1990.

Esta coleção de Akira é comemorativa aos 10 anos da série e é composta de 6 volumes, cada um variando entre 300 a 400 páginas e custava cerca de 1.000 a 1.200 ienes, hoje cerca de 24 dilmas mais ou menos.

Young Magazine

Young Magazine

Posteriormente esta coleção foi publicada nos EUA e na Europa também, além da coleção colorida e adaptada ao formato ocidental que foi lançada nos anos 1990.

Sobre a obra de Katsuhiro Otomo você encontra muita coisa boa pela internet, mas a sua maioria é em inglês. Infelizmente no Brasil Akira foi inicialmente lançada pela editora Globo, que publicou a versão americana da série em cores, mas até hoje Akira continua inédito por aqui.

Muito antes do sucesso que o mangá conquistou pelo mundo, devemos principalmente a Akira por abrir caminhos para que a forma japonesa de quadrinhos conquistasse o mundo e principalmente aqui no Brasil, que permanece um grande mercado consumidor de mangás.

Enquanto os comics de super-heróis há vários anos permanece estagnado por falta de idéias novas e seu apelo de mercado vem aos poucos diminuindo, o mangá ainda continua firme e forte, apesar de já não ser mais o mesmo.

É de se admirar que um artista consiga manter o folego de produção por oito anos seguido contando uma longa história, principalmente na sequencia final de Akira que contém longas páginas de ação e enredo sem praticamente conter nenhum diálogo nem extensas explicações, que muitas vezes encontramos em certos quadrinhos.

Espero que alguma editora tenha a iniciativa de lançar Akira no Brasil, pois não podemos ficar sem uma obra dessas em nosso mercado.

Seguem as fotos das edições para que apreciem um bom mangá.

Volume 1 e 2

Volume 1 e 2

Volume 3 e 4

Volume 3 e 4

Volume 5 e 6

Volume 5 e 6

Detalhe da primeira edição

Detalhe da primeira edição

Detalhe da primeira edição

Detalhe da primeira edição

Detalhe da primeira edição

Detalhe da primeira edição

Uma página da primeira edição

Uma página da primeira edição

Contra-capa do volume 1 e 2

Contra-capa do volume 1 e 2

Contra-capa do volume 3 e 4

Contra-capa do volume 3 e 4

Contra-capa do volume 5 e 6

Contra-capa do volume 5 e 6

Os seis volumes reunidos

Os seis volumes reunidos

A equipe de produção dos volumes

Um detalhe da contra-capa do volume 6 contendo tudo sobre Akira

Um detalhe da contra-capa do volume 6 contendo tudo sobre Akira

Anúncios

3 comentários sobre “Akira de Katsuhiro Otomo

  1. Muito massa, cara. Sou muito fã de Akira e torço pra que alguma editora lance esse material aqui no mesmo formato japonês. Infelizmente isso não será possível por um bom tempo. Entrei em contato com alguns editores de mangás no Brasil (JBC e Panini) e ambas deram a mesma resposta: os direitos de Akira pelo mundo estão vetados pelo autor, com exceção do Japão (claro!) e EUA. Ótimo blog o seu. Vou passar a acompanhar. Sucessos.

  2. Existe algum motivo para isso? Ou autor vetou os direitos só porque quer e pronto?

    Acho uma grande sacanagem. O cara faz uma obra boa e não deixa que as pessoas leiam.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s