Leitura de Quadrinhos no Kindle: Watchmen por Allan Moore e Dave Gibbons

kindle

Outro dia escrevi um post sobre como colocar sua coleção de quadrinhos para leitura no Kindle, que além de ser um excelente aparelho para ler livros em formato de e-book, também podemos ler quadrinhos nele.

Através da Kindle Store são encontradas várias coleções de gibis das grandes editoras,  e recentemente a Amazon liberou que autores independentes pudessem publicar sua histórias e vender diretamente ao público, sem intermediários. Para isso foi criado um programa chamado Kindle Comic Creator, e com ele você pode também adaptar toda a sua coleção de quadrinhos digital para leitura no Kindle.

A única coisa inconveniente na leitura de quadrinhos no Kindle é sua tela de e-ink: o quadrinho não fica em alta definição, então é necessário escolher uma história com uma arte que possibilite uma boa leitura.

A vantagem do Kindle é a sua leveza ao segurar como leitura principalmente na cama, antes de dormir, ou por muitas horas seguidas. Mesmo sendo um modelo mais antigo, como é o meu caso, pois não preciso ficar preocupado em tocar na tela toda hora e acabar mudando sem querer, como nos modelos mais recentes que possuem a tela touch.

Dentro da minha coleção digital de quadrinhos escolhi Watchmen do Allan Moore e Dave Gibbons para converter no formato do Kindle. Não preciso nem falar sobre a importância da história para o quadrinho mundial pois se Watchmen se tornou um ícone da cultura pop no mundo, além de possuir o mérito de colocar o quadrinho de super-herói como literatura séria.

Outro fato marcante de Watchmen foi alçar seu escritor Allan Moore como um super-star do quadrinho mundial e referência no gênero. Mas o bacana foi Moore possuir uma postura pouco afeita ao mercado e manifestar explicitamente seu incômodo pelo assédio da industria cultural em sua obra.

Após a conversão de Watchmen para o formato de leitura no Kindle, encontramos o modo de leitura quadro a quadro.

Primeiro encontramos a página inteira:

kindle2

Acionando o botão do lado direito ou esquerdo para virar a página, entra automaticamente no modo “panel” e então você começa sua leitura quadro a quadro.

kindle3

Como Dave Gibbons fez a história desenhando em quadros iguais página por página, o Kindle Comic Creator consegue rapidamente identificar seus quadros. Pelo traço limpo do seu desenho, mesmo com a tela de e-ink em preto e branco, fica uma agradável leitura.

kindle4

kindle5

kindle6

E assim ficamos com o prazer da leitura de Watchmen, uma história que desde que foi lançada, nunca me canso de ler e reler.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s