Revista DumDum

image

A capa da revista DumDum no. 1 (2a. edição).

Sobre a revista encontrei um post do Allan Sieber no seu Blog talktohimselfshow que resume bem o histórico desta edição:

“Nos final dos anos 80 apareceu em Porto Alegre uma revista em quadrinhos chamada Dumdum capitaneada pelos bagaceiros Adão Iturrusgarai e Gilmar Rodrigues.

O primeiro número causou furor, uma revista em parte financiada pela prefeitura de Porto Alegre com piadinhas sobre como fazer sexo oral com débeis mentais e outras pérolas.

Os caras inclusive foram processados mas se deram bem.

A revista durou 3 maravilhosos números, e além do Adão tinha caras como Jaca, Schiavon , Pedro Alice e Fabio Zimbres, uma lindeza.”

Soube da DumDum por algum comentário lido em alguma revista, principalmente pelo escândalo sobre o dinheiro público ter bancado parte da revista, e por sorte lançaram uma segunda edição que chegou até em Campinas, SP. A edição se destaca por alguns autores, e as histórias em quadrinhos falam sobre tudo e abrange todos os estilos.

Naturalmente o Adão Iturrusgarai é o grande destaque e sua obra pemanece muito ativa até hoje. Faço questão de acompanhar suas tiras pelo seu Blog, só não tive grana ainda para comprar alguns de seus originais.

Mas vamos seguir com mais fotos da revista:

image

Na página 2 o índice com as histórias e os desenhistas participantes.

image

Um detalhe sobre os editores Adão Iturrusgarai e Gilmar Rodrigues e o apoio dado pela Prefeitura de Porto Alegre. Só não consta a data da publicação.

image

Um dos grandes destaques da revista: Jaca e Gilmar Rodrigues, em uma história sobre o boxe.

image

Uma divertida história do Adão, com sangue e violência.

image

Outro recurso editorial da época que começou com a revista Animal e seu encarte Mau, foi colocar uma revista dentro de outra, e neste caso aDumDum vinha com A Bala, um encarte de 6 páginas com alguns artigos e mais histórias curtas e tiras.

image

Na página central de A Bala: a estética aqui é inspirada nos fanzines, com colagens e diagramação meio suja.

image

Outra história de destaque do Adão sobre o amor incondicional dos homens pelos seus animais de estimação!

Anúncios

Um comentário sobre “Revista DumDum

  1. não foi dinheiro da prefeitura, foram umas resmas de sobras de papel que a prefeitura cedeu aos editores! a vereadora letícia arruda entrou com uma ação, pois o governo era do PT (acho que olívio dutra na prefeitura) estaria patrocinando pornografia. ehehehehehe já vi esse filme!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s